01 November 2007

Caldo Verde Jamaicano?

Caldo Verde que nos reza
uma oração de nobreza
à alma do nosso fado!
guitarras devagarinho
vão-nos lembrando baixinho
os acordes do passado

Na parede recordando
velhas glórias cantando
versos que o tempo guardou
Marceneiro, o mais louvado
Amália, Diva do Fado
que ao mundo o fado levou

Hermínia, a mais bairrista
Maurício maior estilista
a cantar por todo o lado
mas não deixo de louvar
tantos outros que a cantar
souberam honrar o fado

Hoje resta na verdade
uma infinita saudade
que vive em meu coração
mas quero que toda a gente
venha ao "Caldo Verde" e cante
p'ra manter a tradição!



Estas são as palavras que se lêem no azulejo do Caldo Verde, no Bairro Alto. Escrevi-as no moleskine antes de jantar. Não sei de quem são... esqueci-me de ver! :op

Chegámos, tarde... mas não demais para ainda nos servirem o jantar. Afinal de contas não somos clientes comuns, conhecemos bem o Tó! hahaha! O Tó é o senhor amoroso que está à porta e que nos sorri sempre e manda mil larachas enquanto pede beijinhos antes de nos deixar entrar. O Tó não fica pela porta, o Tó canta também o fado e até tem o seu CD (Zoko sortuda, grande dedicatória!).
Deu-nos na cabeça porque não eram horas para chegar e falou-nos das suas viagens pela China e pela França e do convite para ir ao Texas... o Tó é lindo e ponto final.

Lá ouvimos alguns dos fados preferidos e muitos nos foram dedicados. "Este é ali para as meninas..." Impossível não nos sentirmos em casa.

Estávamos bem dispostas e isso respirou-se. O Tó cantou (sempre a amarfanhar o blazer... não entendo porque faz isso!), a Lurdes cantou (e encantou!), cantou a Débora e cantou um tipo que quis cantar... Os da casa tiveram direito a aplausos cantados da nossa parte. "E viv'ó Tó la ra la ra la la, e viv'ó Tó la ra la ra la la..."
Mas foi quando a A nos contou que estava noiva que o juízo começou a escapar-se da mesa e o meu moleskine começou a ficar cheio de disparates... :op
(Ainda consegui ver a L e a K antes disso!)

Quando chegou a hora, os fados acabaram, pagámos a nossa "continha" e saímos para a rua com as rosas que o Tó deu... (cavalheiro!) e continuámos o festejo do noivado. :o) A música mudou... "E viv'à noiva la ra la ra la la; e viv'à noiva la ra la ra la la..."
Ainda nos apanhámos numa zona de zaragata... só me lembro de ouvir a N aos gritos a chamar-me e eu com um lenço de papel (limpo! sem ranhoca!) a tentar chegar a um tipo com ar perdido que jorrava sangue da testa...(Sempre Alerta!) foi meio arriscado... a confusão ainda não tinha passado mas conseguimos juntar-nos todas e sair dali para fora!
Ainda vi um amigo que não via p'raí há uns, sei lá, 7 anos?? Blica Stone, vê se vais aos Açores, não fica bem ficares tanto tempo sem ires a casa! Fiquei mesmo contente, só elas é que estavam a encontrar amigos hehe Gritei logo "ahhhh! Tá ali um amigo dos MEUS!" Mas pronto... quando não se têm amigos, arranjam-se! Nem que seja daqueles só assim por 5 minutecos. E é sabido que o Bairro é prolífero nessas amizades.
A noiva não ficou muito mais tempo... passámos no "Vélvéte" - que é como o Tó chama ao Velvet - e depois fomos ao Jamaica. O que vale é temos todas gostos eclécticos... Fados... Jamaica... tem tudo a ver... NOT.

OKAY... No Jamaica... foi a palhaçada pegada mas deu para encontrar um colega do trabalho e conhecer alguns amigos da F... grande RP essa mulher!

Entretanto, e para finalizar ainda preciso que me expliquem como é que istocontinua a fazer o sucesso que faz hehehehehe. Fica tudo doido! Streets of fiiiiire!!

Mas mesmo bom bom foi chegar a casa e ter na mesa de cabeceira mais uma flor, desta vez da minha mamã. :o)
Deitei-me à hora que costumo acordar e nem sei o que é que estou a fazer acordada a esta hora!
Meninas... é para repetir...!

Moleskine...

- se me atormenta a saudade, caaaaanto fadoooo
- epah... isto não é voz de fado... é voz de fod@...!
- casar em 2009? Em 2009 já eu vou ter um filho!
- esta levou no cú ontem à noite... (pausa para escutar mais um bocadinho e depois voltar à carga) olha, olha, olha! Atão? Levou ou não!?!?
- olha lá o Tó a amarfanhar o casaco!
- Ah granda lambona! Feita gulosa! Destes de pinote!
- Aiiii havemos de ir a Viana lai rai rai!

No comments: