21 November 2007

Enquanto houver estrada para andar...

(instruções de leitura: ir ao fim deste post e carregar no play da janelita do youtube... só para, caso queira, ir ouvindo a músiquinha enquanto lê esta minha "literatura de fino recorte", nestes meus capítulos... sempre inacabados... :op)

_________________________________

Algures perdida no tempo fica uma frase do Jorge Palma (ou pelo menos que ele usou em público uma ou outra vez) que diz qualquer coisa como: "não sou um alcóolico anónimo, sou um bêbedo conhecido".

Não considero que seja uma frase que o defina... Apesar do seu conhecido génio, é um homem talentoso, bêbedo ou não.
O tipo não deixa de ser um fenómeno. Tem uma legião de gente que o idolatra... mas volta e meia desaparece do mapa... parece que nos diz: "Bom, minha gente... vou ali enfrascar-me, bater no fundo e esperar 'que haja sempre alguém que ajude'... e já volto..."

Mas hoje nem bebeu assim tanto... pelo menos durante (!) e bem vi que também bebeu água... e fez muito bem porque nas músicas do fim a voz do bicho já estava a ficar p'ró acabada.
Esteve muito bem disposto, mandava uns guinchinhos de vez em quando e respondeu um hilariante "JÁA??" quando algum doido gritou lá do fundo: "- Quero o meu dinheiro de volta!!", logo ao fim da 2ª ou 3ª música...

Foi muuuuito bom o concerto. Muito bom mesmo. Tenho que agradecer a uma e uma só pessoa... PETE! AMO-TE PAHHH! Lá te redimiste do concerto de Interpol... e sinceramente... mil vezes Jorge Palma... Porque o que é nacional... é bom! (nós é que tendemos a malhar no que é "Ptuguês"! E pronto, com esta já me vão associar à Aliança Nacional... por falar nisso... onde andará o Armando?? Será que ainda dá flyers da AN no metro?? hahaha)

Continuando...!
Aquilo estava cheio de ilustres! Além de moi même, bien sûr :op, estava o Ricardo Araújo Pereira e sua lovely wedded wife, Sérgio Godinho e família, Mafalda Veiga, Olavo Bilac acompanhado do Fernando Cunha (dos Delfins... mas que eu prefiro recordar como sendo de Resistência... Delfins sux ass!) e decerto que estavam mais mas eu não consigo ver tudo...!
Estavam também dois senhores muito engraçados atrás de mim... ilustres desconhecidos mas nem por isso deixam de ser meus heróis a partir de hoje... principalmente o rapaz que estava mesmo atrás de mim de botinha all star vermelhusca e que tinha... vá, um ligeiro atraso... vou baptizá-lo de Jeremias, (o Fora da Lei)... não se cansava de pedir esta música...

Estar num concerto do JP não tem nada a ver com nada... ou pelo menos as duas outras experiências (internacionais) no Coliseu nas passadas duas semanas mostram que estar ali num concerto com artista português, é quase como estar em casa... (sim continuo numa de AN...)

A "atmosfera" permite que a coisa não seja nem demasiado intimista, nem demasiado distante. Os mais corajosos (ou com um pirolito a menos, como era o caso do Jeremias) mandam larachas e pedem músicas. E depois há sempre os amiguinhos do artista que ficam assim mais para as filas da frente, nas plateias, e depois mandam umas privates... ainda estou para perceber aquela que a giraça do soutien preto mandou do "Bambi"...! É uma chatice não estar por dentro de uma piada! :op
Detesto isso! "I hate that... I hate that a lot!!"

os Demitidos...
Delirei com o tipo do teclado! Contorcia-se todo e vibrava à grande com tudo aquilo. Tocava que se fartava... se não estou em erro, é um ex-Blind Zero e parece o Flea de Red Hot Chilli Peppers :o).
A princípio fez-me um bocadinho de confusão aquela agitação meio esquizóide dele mas depois apercebi-me que fazia parte do estilaço do artista... muito giro o tipo, muita alma! Como diria o Pete: "Respect! E Respect é Respeito!!"

Agora... uma outra bela personagem é o Flak... que claro, também lá andava... já é figura habitual pois acompanha o Jorge Palma há largos anos... e tem cá uma figurinha... uma pessoa fica meio hipnotizada a olhar para aqueles movimentos descompassados que quase parecem (ou são mesmo) fora de ritmo...!

O que é certo é que fora a primeira música em que o som do micro estava demasiado disperso, e fora os pregos do próprio Jorge Palma em três músicas (acho eu que foram 3 pregos, sendo que um foi por culpa do maroto do mindinho que deve ter engordado subitamente e não encaixou bem na tecla do piano :op Efeitos do alcóol certamente!... E muita nódoa negra sentimental andou ali no Bairro do Amor! Mas os pregos do Palma toda a gente sempre perdoa... as gentes já vão sabendo o que a casa gasta: Palma sem pregos, não é Palma!... e de repente com isto dos pregos na palma lembrei-me de Cristo e suas chagas... (???) já não estou boa... acho que tenho é que dormir... hoje acordei cedo demais para rabiscar umas parvoíces numas folhas de papel às quais só eu mesma darei alguma vez o devido valor... - ehhh que grande parêntesis! Já me perdi...) Portanto... recapitulando fora os 3 pregos, tudo o resto soou bastante bem! Mesmo! And that sums it all together!

O resto da malta em palco... pronto... não me chamou muito a atenção... não eram giros nem freaks em excesso... ahh talvez o filho do Palma, que também por lá apareceu a dar um ar da sua graça... tinha arzinho de quem... sei lá... de quem não cheira bem dos pés, vá... e ficamos por aqui que é para não ser pior! hehe I gotta sleep...
Ah! Gostei do tipo do acordeão... gostava de dar beijinhos ao JP e tocou a parte dele "igualinha" à da gravação no CD.

As músicas novas acho que as correu a todas... até a instrumental. E tive algumas surpresas com músicas mais antigas, principalmente "O Bairro do Amor" e "A Gente vai Continuar"(esta última no Encore) que são duas das minhas preferidas e depois tocaram outras mais célebres como "Só", "Dá-me Lume", "Frágil", "Portugal-Portugal" e "Estrela do Mar" (para ti Zoe!).

Repetiria tudinho amanhã... se arranjasse novamente bilhete(s) ... hum... hum...?? ;op
Gostei mesmo! :o) I owe you one more, my dear... you're simply the best...! hehehe sou uma graxista... BEIJOS! OBRIGADA!

p.s. - Pedro Palma... como é possível não gostares de ouvir o teu tio Jorge!? hehe... olha! Diz-lhe que ele tem que se sentar mais direitinho ao piano... vai ficar todo janado das costas de tanto se contorcer daquela forma... ah... e ler o papel das lyrics em landscape quando estão orientadas em portrait... não lhe dá saúde ao pescoço... ele que vá por mim... ai, ai... que personagem engraçada.

4 comments:

Eye8U said...

E no concerto não começaram a gritar Portugal???

I hate that... pior pior era começarem a gritar slb... E acredita que gritam por tudo e por nada...

Anonymous said...

Tu és linda miúda.
Escreves muito bem!
Encontrei o teu blog por acaso e vou passar a visitar-te mais vezes.
Também estive ontem no concerto ;)

Serei o teu novo admirador secreto

(n)Ana said...

Oh! Seja bem-vindo senhor admirador secreto...
Mas escute lá... já que é dos poucos que até se dá ao trabalho de comentar... porquê anónimo? Porque não associar a sua "graça" às suas palavras? :o)

O concerto foi mesmo bom :o)

Mary Zoelae said...

"Sou a estrela do mar
Só a ele obedeço, só ele me conhece
Só ele sabe quem sou no principio e no fim
Só a ele sou fiel e é ele quem me protege
Quando alguém quer à força
Ser dono de mim"

Estrela do Mar será sempre a Estrela do Mar!
Bjs :)