30 October 2007

Uma re(A)ceita para ti

"Look at the stars, look how they shine 4 you, in everything you do..."

Minha querida, não estou na melhor posição para te dar mais conselhos, até porque sabes que não gosto de o fazer. Não me interpretes mal, prefiro dar opiniões. É mais simples, impõe menos responsabilidade (:op). A receita não é milagrosa... mas talvez te consiga ajudar. A dor ninguém ta tira mas escuta aí de uma vez por todas...

Procura um lugar deserto. Grita tudo o que tens para gritar (se quiseres eu empresto-te o saxo, fechas-te lá dentro e furas-lhe os tímpanos)... Grita muito até ficares sem voz se for preciso. Ou então se resignada já desististe de gritar, concentra-te e relembra a última vez que o fizeste...
...e depois cala-te...
... escuta o silêncio. Goza-o. Fecha os olhos e limpa as lágrimas.
Pensa no que diz o Osho sobre a felicidade, como ela é mais genuína e sustentada se vier primeiro de dentro para fora... e não de fora para dentro. Não ames, não odeies (when love and hate are both absent everything becomes clear and undisguised)

Apaga da tua cabeça as palavras:
"Angústia", "Desgosto", "Agonia", "Desespero", "Aflição", "Ansieda- de","Aperto", "Inquietação", "Saudade" e todos os seus sinónimos. Afasta de ti os sinónimos.
Esquece também tudo o que disseste... esquece tudo o que te foi dito. Não peças os beijos de volta (!) Não forces mais. Esse é o caminho da ilusão... lembra-te, "you're much too tall to feel that small".

Eu sei que custa. Custa hoje, custa amanhã, custará durante tempo indeterminado. Tu não sabes, eu também não. Mas isso é porque afinal de contas és constante, conheces-te e sabes o que sentes e o que queres, mesmo não aceitando que já não o podes ter... mas meu doce, "a vida não pára"...

Tens um problema, mais uma vez tu sabes, eu sei. Parece maior que tu (e tu nem és nada pequena! :o)). Neste momento, e de há uns tempos para cá, é um leão, enorme, ameaçador, espeta-te as garras de vez em quando para te relembrar que existe, que está ali se ousares tentar esquecê-lo.
Desfoca. Divide. Decompõe.

Todos os grandes problemas são resolvidos por partes (e olha que eu nem sou grande craque em matemática, mas isso eu sei!). Se objectivamente dividirmos o teu problema em partículas (e eu já te disse isto in loco) restam-nos os dias. Passá-los. Passá-los e com graciosidade, quando tens um peso constante no peito ou uma daquelas nuvens que só chovem em cima de ti... hehehe e quando o que apetece é curvar as costas e hibernar... Não. Aceita. E luta.

Lá dentro, onde o Osho diz que temos que encontrar os caminhos da felicidade genuína, do "eu", só consegues encontrar caminhos para a única coisa que neste momento gostavas de conseguir esquecer... Sai daí... talvez tenhas que vir "cá fora" um bocadinho primeiro. (apesar de dizer umas coisas interessants o Osho não é Deus hehehe) Ocupa-te. Mexe-te. Vive. Partilha. Encontra referências. Conhece gente. Aprende. Ri-te. Fortalece-te.

Chega... És especial, inteligente, interessante, gira e divertida. Faz-me um favor: estende os dois dedinhos da tua mão, sabes, como fazem os lobitos nos escuteiros? Os dois dedos formam sabes o quê? Your own and personal "V"! "V" de VALOR.

Já pus aqui uma vez um poema do maior "artista de todos os tempos nas mais diversas áreas da cultura e do conhecimento", o Sr. Anónimo! [;o)]
Uma banda do HC que eu gostava na minha adolescência cantava isto - New Winds. Antes que fique perdido no tempo aqui fica novamente:

When things go wrong, as they sometimes will
When the road you're trudging seems all uphill
When the funds are low and the debts are high
And you want to smile, but you have to sigh

When care is pressing you down a bit

Rest if you must, but don't you quit.
Life is queer with its twists and turns
As every one of us sometimes learns

And many a fellow turns about
When he might have won, had he stuck it out.
Don't give up though the pace seems slow
You may succeed with another blow.

Often the goal is nearer than it seems

To a faint and faltering man;

Often the struggler has given up
When he might have captured the victor's cup;

And he learned too late when the night came down
How close he was to the golden crown.
Success is failure turned inside out
The silver tint of the clouds of doubt

And you can never tell how close you are
It may be near when it seems afar;
So stick to the fight when you're hardest hit
It's when things go wrong that you mustn't quit.

1 comment:

Anonymous said...

Brutal a receita...esta parte então é deliciosa:

«Faz-me um favor: estende os dois dedinhos da tua mão, sabes, como fazem os lobitos nos escuteiros? Os dois dedos formam sabes o quê? Your own and personal "V"! "V" de VALOR.»