31 October 2007

mas é 7 ou é 8? e é 14, 15 ou 16?

Esta questão já não é nova na minha cabeça... de vez em quando volta para me confundir hehehe
Hoje voltou a fazer "pop" na minha cabeça enquanto conduzia para o trabalho... Aí vai:
Ao longo desta minha curta vida, já dei por mim várias vezes (muitas mesmo) a pensar porque é que quando se quer dizer que qualquer coisa é dali a uma semana dizemos "d'hoje a 8".

Como já referi várias vezes e quem me conhece sabe, a matemática nunca foi o meu forte. Também nunca lhe dei grandes hipóteses. Nunca tive más notas na escola a matemática ... mas não gostava... abominava a tabuada, detestava equações e fórmulas resolventes... só gostava de probabilidades, estatística e silogismos. Hoje até sou viciada em Sudoku e gosto de jogos com números, mas pronto... há um bloqueio qualquer que tenho com a matemática e raciocínios matemáticos... não sei explicar, é daquelas coisas...!

Não obstante, sei contar os dias, bolas! Ora... Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado e Domingo! 1, 2, 3, 4, 5, 6... e 7! São sete! Não são oito... até um miúdo com menos de 10 anos (mais novos do que os do concurso da TV :op) sabe contar os dias e ver que a semana tem 7...

Então porque é que dizemos "ah e tal, daqui a 8 dias..."?

Mas ok... esta é só uma parte... Como é que é quando o número de dias aumenta, ou seja, se em vez de uma semana passam a ser duas? Vejamos as contas...

SE:
Uma semana, como se diz, tem 8 dias, logo: 1 semana = 8 dias ---> 2 semanas = 8 x 2 = 16!

Ou SE:
Uma semana como eu digo tem 7 dias, logo: 1 semana = 7 dias --> Duas semanas = 7 x 2 = 14!
Se assim se conclui... porque é que "daqui a duas semanas" não é daqui a 14 dias, ou daqui a 16 dias... e é "d'hoje a 15 dias"??

15 dias não indica que cada uma das duas semanas teria que ter 7 dias e meio?
Que contas são estas? Como é que isto é possível? Raios! Agora eu é que estou confusa!

Adenda:
Ok, um dos meus mais atentos leitores (e um daqueles que têm paralisia nos dedinhos quando se trata de escrever comentários) disse-me que esta discrepância matemática ocorre porque quando se contam os dias conta-se o dia presente... ou seja se tomarmos o daqui a uma semana HOJE, quarta-feira dia 31 de Outubro - BTW HAPPY HALLOWEEEEEENNN!!! ;o)- daqui a uma semana é tipo "quarta hoje #1, quinta amanhã #2, sexta #3, sábado #4, domingo #5, segunda #6, terça #7 e quarta #8". Ok... assim são 8... mas isto faz algum sentido? Quando me ensinaram a contar tipo 3 + 2 eu contava do 3 para a frente... o dia em que estamos não devia contar :op
Obrigada pela tua pronta resposta via Oracle Chat!!

2 comments:

Anonymous said...

A mim parece-me que é um problema de carácter linguístico e não determinístico. O que se passa é que quando se diz de hoje a oito está-se obviamente a contar com o dia actual. Assim sendo o dia de hoje mais os sete que perfazem uma semana dão os oito dias. Se o mesmo tipo de raciocínio foi aplicado a daqui a quinze dias obtemos o mesmo valor. E é daqui a quinze e não daqui a dezasseis porque o dia actual é apenas contabilizado uma vez. Dia actual mais sete dias de uma semana, e outros tantos de outra.
Basicamente o problema é da língua que devia ser utilizada para nos entendermos mas só serve para discutirmos. Eu aprendi matemática a contar os erros que dava a português. Na segunda classe já contava mais que todos os outros juntos. Não sei onde é que eles estão agora, mas eu estou muito bem.

(n)Ana said...

Mas olha! Estiveste bem neste comentário... assim à primeira vista não vejo erros! :op
Já entendi a cena dos "d'hoje a 8" e "d'hoje a 15". Continuo a achar que o dia em que estamos não devia entrar na conta, dá ideia que a semana tem mais dias do que deve ter :op
Só era fixe se não fosse um dia "útil". Olha! Outra noção parva... como se os dias do fim-de-semana fossem inuteis... pfff! :op
Um grande beijo. Ainda bem que estás bem. Stick to the plan! Vamos os dois ser ricos até aos 35. You'll see. Só é pena seres mais velho! Vais ser rico uns aninhos primeiro que eu. :o\