02 January 2008

Lions 4 Lambs

Nada "light" esta sessão...
Redford, Streep e Cruise... os nomes são sonantes.
O filme é politicamente inflamado...
É meio fechado... as três "narrativas" alternadas tornam a coisa bastante densa, principalmente nos diálogos mais políticos.

Ora bem...
Desde o 11 de Setembro (pelo menos) que a América tem um dói-dói... e depois, claro... saem-nos filmes destes.
Gostei da crítica... que o Stephen Colbert nem me oiça mas... no fundo, tudo isto acaba por rodar ali à volta do descrédito que a presidência Bush tem aos olhos do mundo e até do próprio país... o facto de Bush, sem ganhos visíveis para a nação, ter permitido, ao longo do tempo, a morte de montanhas de jovens soldados com a história dos conflitos no Médio Oriente...
Há ainda uma crítica latente ao ensino e à cultura mediática dos media... mas claro... enxovalhar o Bush é sempre mais divertido...
Já o filme não é assim muito para o divertido... é coisa séria....

Nos diálogos gostei de algumas coisas que o Redford (Professor Malley) disse ao aluno esperto mas rebelde... (irritante o miúdo, bolas...)

Criticando a gestão do conflito:
Nowhere else have I seen such lions led by such lambs.

E gostei daquela parte em que ele falou ao jovem estudante da importância que as decisões têm, tomadas no momento certo... e que apesar de os danos causados pelas nossas decisões poderem ser reversíveis, esse processo pode demorar tempo demais e por isso mesmo mais vale ter a cabeça no sítio e tomar as decisões em tempo útil...

Sobre as decisões:
... you're never going to be the same person you are right now. Promise and potential are very fickle.
____

All I want to say is that you're an adult now. And the tough thing about adulthood is that it starts before you even know it starts, when you're already a dozen decisions into it...


Outra guerra que se desenrolou durante o filme foi a da minha língua e uma porcaria de uma casca de milho de pipoca...
Eu, que detesto a barulheira que os "pipoqueiros" fazem no cinema, quer a mastigar o estaladiço snack, quer a remexer com a manápula cheia de germes nos baldes de milho eclodido... resolvi apanhar um punhado do balde do R e bem me arrependi... passei o filme todo a exercitar a língua na tentativa de sacar a casquinha do dente lá do fundo (não do siso... que esse, como dá para notar, nunca me nasceu... daí ter gostado do discurso do Professor Malley... qualquer ajuda para me recordar que já sou adulta é sempre bem-vinda! :op)
Não é Edynho?
O Edynho ia-se zangando quando eu antecipava os diálogos. Sou tãaaao chatinha no cinema. Deve ser porque vou mais vezes sozinha que acompanhada e então quando tenho gente, tenho que fazer a festa...! Obrigada pela pastilha! Quando souberes quantas tem uma caixa, tu diz-me!

A safada da casca ainda cá anda... já lavei os dentes... nada, está determinada em ficar. Desisti por hoje. Já me doía a língua de tanta volta que deu para o lado direito, fiquei com receio que ficasse descompensada, tadinha. Da próxima a ver se a casca me calha do lado esquerdo. Vou ficar aqui com um músculo espectacular na língua!
Bah... Só arranjo features que não me servem para nada... ai, eu mi dêtesto...

No comments: