03 January 2008

jogos de poder - lições de história

A verdade é que hoje, uma vez que o jantar com o P não se realizou (quem é que ainda pode confiar nos homens e nas suas combinações e telemóveis inúteis?), resolvi que ia ver um filme de terror, mas como sou patareca enganei-me a ver o horário da sessão.
Portanto fiquei cerca de 25 minutos sentadinha à espera da sessão das 21:40 do "Jogos de Poder" ou "Charlie Wilson's War".
Tom Hanks still has it...

Mais três nomes sonantes, Hanks, Roberts e Seymour Hoffman e outra vez o Afeganistão... mas corria então o ano de 1979 (devia estar eu "no forno" para sair em Abril do ano seguinte.)

(Leisure Suit) Charlie Wilson (ahhh como eu gostava do Larry...), um pândego congressman do Texas consegue, sabe Deus como, mas também com a ajuda de uma socialite Texana e de um agente renegado da CIA, aumentar a maquia de dinheiro que secretamente irá fornecer armas aos afegãos, para que estes consigam derrotar o exército vermelho que invadiu o Afeganistão.
Ora... nesta altura os EUA e a União Soviética mantinham a chamada Guerra Fria (que também sabe Deus como, durava desde antes do fim da IIª Grande Guerra - década de 40, portanto.)

Oh well... deixemo-nos de parentesis... se formos a ver bem, se hoje um homem e uma mulher mal se entendem, como é que os Russos e os Americanos se podiam entender?
O Homem é naturalmente estúpido... cada vez tenho mais a certeza disto... e contra mim também falo.
Os Russos e os Americanos nem sequer tinham estado em lados opostos durante a Guerra, eram aliados... estavam ambos contra a Alemanha Nazi... mas quando chegou a hora da reconstrução e do pós-guerra, amarraram o burrinho porque tinham ideias diferentes... uns assim mais para o comunista... e outros assim mais para o pseudo-liberal capitalista... lá fizeram o divórcio, e como eram grandes potências e só pensavam nos seus umbigos, o mundo andou ali à beira de uma guerra nuclear...

Bom... e diz o filme que com esta derrota dos Russos no Afeganistão, se viu uma luz ao fundo do túnel para terminar com a guerra fria que oficialmente terminou com a queda do muro de Berlim em 89 (e disto eu lembro-me bem!) - grande símbolo da Guerra Fria (separando a malandra da Alemanha em duas, RFA e RDA de acordo com as duas facções ideológicas)... que idiotas...

Bom... tal como no filme de ontem lá está a criticazinha aos EUA... desta vez porque depois de terem dado mundos e fundos para "ajudar" o Afeganistão... quando chegou a hora de reconstruir e garantir futuro, já o conflito tinha deixado de ser notícia, já ninguém queria saber... portanto a cena de sustentação de crescimento, educação, repovoação, etc. já não era importante.

These things happened. They were glorious and they changed the world... and then we fucked up the endgame.
(Charlie Wilson)

Enfim, uma liçãozinha de história e também sobre a milenar estúpidez humana, nunca é demais para uma alma triste e só que necessita de distracção das agruras da vida e do mundo. :op
(que dramático... hehe)

1 comment:

Anonymous said...

Por acaso, ainda no outro dia pensei que o único recurso natural verdadeira, total e defefinitavamente inesgotável que a estupidez humana... O estranho é que não haja mais filmes sobre ela, mesmo já havendo tantos!
Mana C