17 August 2008

diz-me o que preferes...

... e eu dir-te-ei quem és.

Há uns anos confrontei-me com uma pergunta. E de vez em quando, volto a pensar nela, principalmente quando inesperadamente tomo conhecimento de realidades com as quais não contava.

"Preferes não saber determinadas verdades e viver mediana mas continuamente feliz... ou preferes saber toda a verdade, sabendo que te vai deixar miseravelmente infeliz?"

Pois bem... mesmo sabendo que o velho ditado ignorance is bliss é mais do que uma verdade absoluta... não deixo de me encaixar no 2º grupo. Não tenho a menor dúvida. E nem sequer é porque sou masoquista ou porque goste de sofrer... É sim porque quando me relaciono e me entrego, o mínimo que espero é o mesmo em troca, de acordo com o relacionamento implícito e se possível nas mesmas proporções.
E tu sabias e sabes disso...
Sabes também que sou atenta e que facilmente apanho as omissões e as mentiras... tenho boa memória... boa demais até, se assim posso dizer... (Que não se entenda mal, sou muito grata pela minha boa memória, por muito penoso que isso seja, por vezes. Mas é algo com que se aprende a viver bem.)

E sim, já sei que há casos e casos e sei que quando se fala de algo como A VERDADE, as coisas não são totalmente lineares...
Mas é isso que sempre que possível eu prefiro saber. A verdade. Prefiro que me sovem completamente com a mesma... do que ma escondam... principalmente por razões de suposta "protecção".

Não prefiro viver em ignorância. E é isso "quem" eu sou.
Sou quem não se sente bem com a "pequena" omissão que durou cerca de uma semana. Sou aquela que entende que tivesse sido por protecção e que gosta de sentir que alguém a tenta proteger, mas que prefere que não o faças - que não o façam...

Toda a informação que possa ter para estar mais próxima de entender o mundo que me rodeia e que, por conseguinte, me ajudará a tomar decisões que podem ser importantes na minha vida, deve ser-me facultada... é minha, quase que por direito.
Não me tires isso... por favor. Por muito que te custe ver-me as lágrimas. Por muito que te custe ver-me de rastos e a lutar pelas forças para sair de "dentro de água" e espreitar a superficie com um sorriso.

E é isto que te peço... na minha relação contigo, minha querida... e peço-te isto a ti como a outros que real e genuinamente se preocupam (e contas feitas, acabam por não ser assim tantos). É esta a minha escolha. Doctor, Doctor gimme the news.
É o que prefiro. Não sei o que isso quer dizer sobre mim, mas é o que prefiro.

Não me escondas a verdade. Next time, just tell me.

I.can.take.it.

PS -Não te preocupes, não perdi a confiança em ti. Conheço-te e sei que te apoquenta ver-me sofrer... De qualquer forma, acho que a info ainda veio a tempo...
Do fundo do coração, obrigada. [hug] :o)
PS 2 - A Infelicidade, tal como a Felicidade ou os estados das mesmas em que tantas vezes nos encontramos ao longo da vida, vão e voltam. Alternam-se entre si (e/ou misturam-se com outros estados mais ou menos apáticos no processo). Não julgues que vou estar sempre a chorar, (tal como tu também já não estás! :oD). Sabes bem... São fases. Outras melhores virão.

5 comments:

Pedro said...

Há princesas especiais que têm as estrelas a seus pés... mas que brilham de uma forma que nem todos conseguem ver :) é pena, mas a vida é por vezes tão injusta e cruel.
"We're not alone" - e tu sabes disso :).
Agora revisita o teu post de ontem (a rapsódia) e anima o teu dia. Deves isso a ti própria.

Anonymous said...

bla bla bla... desde que não me tenham partido a casa por mim está tudo ok.

Rosa said...

Eu há coisas que prefiro não saber. Depende!

Espero que o sentimento de desilusão já tenha passado.

Pinheirinha said...

A verdade é tramada e por vezes maior que nós. Não a conseguimos controlar. Se bem que na realidade eu penso que ela não existe. Sabes como se chama aquele projecto de que falei no fds? Aquele que tem quase 10 anos? " A verdade não existe".

Anonymous não te partimos a casa (eu tentei pôr mão nesta menina, tentei...) e desde já agradeço a simpatia com que a disponibilizaste :) Aqui a Pinhas gostou muitoe ainda mais quando soube que as Au Revoir Simone estiveram sentadas no mesmo chão que eu, looool.

Beijocas.

Pinheirinha said...

Claro que aguentas, nós aguentamos muito mais do que imaginamos. E quando não aguentares sempre podes explodir para este lado, se bem que prefiro ver-te sarada. Vais ficar, tenho a certeza. :D

Beijões, minha querida!