12 January 2005

Movies & Me

Quando andava ainda nos meus (não tão) belos tempos de estudante universitária, lembro-me de uma(s) conversa(s) que tive com um amigo, estudante de Filosofia, na qual eu o repreendia por interpretar as coisas da vida, constantemente, pelo seu lado mau.
Ele parecia não compreender... achava que a pose dele não era uma pose negativa, e insistia que realmente as coisas lhe corriam mal, e ponto final.
(Quer-me parecer que muitos dos alunos de Filosofia têm uma visão um pouco soturna da vida... aquilo de andar sempre a pensar no ser e no ente... não sei... não lhes deve fazer lá muito bem)

Ontem, com a ajuda do 'meu amigo' Woody Allen, relembrei essa(s) conversa(s), e até pensei que talvez seja altura de ouvir algumas das coisas que vou dizendo aos amigos :op.





Fui ver o filme Melinda and Melinda, do já referido Woody Allen.

Achei imensa piada à abordagem que é feita: as opiniões que divergem em relação às coisas da vida, a antítese entre o cómico e o trágico, a questão sobre onde é que, na vida, as duas componentes se separam. Esta questão pode até parecer um lugar comum, mas eu gostei da forma como está explorada no filme... O alternar e misturar das duas histórias - trágica e cómica- está fabuloso. É certo que a parte cómica não é de cagar a rir... é (talvez) apenas mais light que a outra... mas é a mistura das duas que realmente prende. Está muito... hum... witty!

Então e a tua vida? Conta lá...
É uma tragédia ou uma comédia?

... será que é mais uma tragicomédia?

Seja como for que a vejamos (a vida)... como a certa altura alguém diz:
"We just got to accept it and enjoy it, because it can end... like that."

1 comment:

Anonymous said...

Vou mais pela tragi-comédia, sem dúvida alguma!