23 December 2004

É tão bom...

... RIR!

Há bocado li uns artigos que me deixaram mesmo bem disposta e a pensar "Caramba! É mesmo bom rir!"
... Mesmo com esta dorzinha de cabeça que se tem feito sentir desde ontem por volta das 17:00, hora aproximada em que me despistei no meu Saxo na A5 e bati com a cabeça não sei bem onde.
(É, eu sei... tenho que levar o carro à Bruxa... e já agora via se ela conseguia encontrar o sacana do carro cinzento metalizado que veio para cima de mim e me fez guinar e perder o controlo do carro... mas adiante... adiante que 2005 vai ser bem melhor! ;o) E estou bem, é o que se precisa! E o saxo... bom... o saxo vai ficar uns dias no doutor dos saxos...)

Mas dizia eu! Dois artigos muito engraçados gentilmente cedidos por uma das pessoas mais divertidas que conheço (e por vezes também umas das mais chatas, mas isso são pormenores, quando se gosta... gosta-se! GMMDT,MGA)

Então um dos artigos era sobre as traduções enganosas das marcas...
Por exemplo:
Todos vocês conhecem o Jipe Pajero... certo?
E não é que o raio do nome do jipe, em calão castelhano quer dizer "masturbador"... tanto é que a espanholada resolveu mudar o nome do jipe para Montero!

No Brasil o Ford Pinto também foi motivo de chacota... é que, para quem não sabe, "pinto" em brasileiro é o calão para o orgão sexual feminino...
Ainda nos carros, temos o Chevy Nova da General Motors, que na América do Sul "no va"... ou seja... não anda...
E em Portugal quem não se lembra do Opel Ascona...? Argh!
Mas para mim, o melhor ainda é o Toyota MR2. Talvez na tentativa de fugir aos embaraços das traduções, a Toyota colocou letras e números no nome do modelo do carro. Mas em França...
Ora experimentem lá soletrar MR2 em francês e verão que, fonéticamente, sai uma coisa muito parecida com [Est Merdeux]... (para quem não domina le langage de l'amour... ali lê-se "É merdoso"). Pouco abonatório para a Toyota, hein?


Mas não ficamos por aqui...
A marca desportiva Umbro, resolveu lançar um modelo de ténis com o nome de Zyklon... que é o nome de um gás mortífero utilizado pelos nazis durante o holocausto...

No mundo da 'fast food' também houve umas engraçadas, entre as quais um convite por parte da KFC para que os chineses comessem os próprios dedos...
Aliás, ainda na China, a "nossa amiga" Coca Cola chegou muito orgulhosa com uma adaptação que se julgava apropriada para o nome da marca (Ke-Kou-Ke-La). Fonéticamente até é parecido com o original, mas na China, esta expressão significa "morda o girino de cera" (ou a égua, dependendo do dialecto).
Em Taiwan, o slogan da Pepsi "Come alive with Pepsi" queria dizer "a Pepsi vai trazer de volta os seus antepassados do mundo dos mortos"...

Engraçado não??

O outro artigo era uma crónica do Ricardo Araújo Pereira, que é um dos senhores que agora anda em "alta" pois, para quem não reconheceu de imediato o nome, é o tipo mais alto do 'Gato Fedorento'.
O gajo também escreve na VISÃO e a crónica dele não poderia deixar de ser absolutamente hilariante.
Resolveu escrever sobre o escândalo político protagonizado pelos candidatos à Assembleia Regional, Jaime Ramos do PSD e Jacinto Serrão do PS... e começou dizendo:
"Percebemos que o país está a mudar quando há um escândalo da Madeira e o protagonista não é o Alberto João Jardim. É um facto inédito que merece ser celebrado com estardalhaço".
Ahaha! Este gajo é lindo!

Bom... assim de uma forma muito simples o RAP faz uma pequena análise ao que aconteceu entre os dois e que foi mais ou menos isto:
O senhor do PSD resolveu dizer que o Sr. do PS é um Rinoceronte... e depois o Sr. do PS respondeu que o Sr. do PSD tinha enriquecido a vender sifões de retrete...

Claro que o RAP dá uns floreados a esta questão... fala da portaria que regula e legisla a canalização do esgoto, a qual fala do sifão... e chega a falar de Adam Smith e da teoria do trabalho especializado...!(uma vez que o Sr. do PSD só fazia o Sifão... não fazia a sanita inteira)...

Depois termina com a saída de outro Serrão, desta vez Veríssimo, um historiador da nossa praça, que alega não necessitar da Internet pois possui um arquivo com 50 mil fichas onde consegue obter toda a informação de que precisa... o RAP responde de uma forma hilariante:

"(...) no dia em que Veríssimo Serrão fizer uma pesquisa no seu arquivo com as palavras big+juicy+boobs e a consulta devolver 478 mil resultados, ficarei convencido".

E pronto... queria partilhar isto com quem têm a paciência de me ir lendo. :o)

2 comments:

Anonymous said...

quando a minha amiga bruxa voltar do brasil logo falo com ela para dar uma volta no teu carro e resolver os problemas dele.
por falar na bruxa, ela ganhou aquele concurso da yorn da surf trip ao brasil. o que revela que pode não ser a miuda mais bonita do mundo mas é das mais espertas, porque enquanto todas as outras miudas ficaram em casa a dizer que no concurso da yorn iam só aparecer betas boazonas ela mexeu o rabo e foi lá e agora está no brasil porque as betas boazonas vão ao brasil à pala dos pais ricos e não de concursos xungas.
escrevi muito e não disse nada para que não restem duvidas que eu sou das pessoas mais chatas que tu conheces. esta ultima frase tinha tambem o sentido "twist" de provar que posso ser das mais divertidas e mais chatas em simultaneo, porque ai é que reside a arte.
se tudo correr bem em janeiro começo com o meu blog.
esta noite vou recolher fotografias das casas com decorações de natal que são um atentado ao protocolo de quioto e à vista, assim que tiver tempo cruzo as moradas com a lista telefonica da PT e disponibilizo para que possam insultar/incentivar os proprietarios das mesmas a serem melhores pessoas em 2005.
questiono-me eu, para quê ter o trabalho de ter um blog e aprender essa confusão que é o html e a interrrnneeett se posso escrever no teu blog e de forma subtil tomar conta dele.
filipe lima e correia

p.s.
os erros ortograficos não são propositados, tive hepatite A quando estava na escola primária e perdi algumas lições importantes.

Anonymous said...

Ois Nanita linda do meu coração!!! Obrigado pelos teus calorosos votos de Boas Festas...Retribuo-nos no dobro à tua pessoa.

Quanto ao mais, "pinto", no Brasil, quer dizer pila e não orgão sexual feminino, eheheheheh! Para que não restem dúvidas, fica o esclarecimento!

Fico a aguardar o nosso tão desejado encontro pr'á semana. Already miss you a lot, só porque te adoro.

Jokinhas doces como rabanadas ***

Pauluxo ;o)