07 March 2006

Macrobiótica #3

Yin e Yang

"Os orientais, mais dados à observação do todo e à contemplação, com mais tendência para ver toda a floresta e não só uma árvore da mesma, desenvolveram ao longo dos séculos um outro sistema de estudo e avaliação, um sistema que considera todo o universo em mudança, a inter-relação entre todos os fenómenos, gerida por duas forças a que chamaram yin e yang.

Duas forças complementares que compõem tudo o que existe. Do equiliíbrio dinâmico entre elas surge todo o movimento e mutação.

Se soubermos utilizar yin e yang no dia a dia temos a capacidade para conscientemente escolhermos se desejamos ser mais activos ou mais calmos, mais sérios ou divertidos, mais físicos ou mentais, alterando essencialmente a nossa alimentação, actividade física e estilo de vida.

Uma vez que yin e yang influenciam todos os fenómenos, influenciam também os alimentos que ingerimos; assim sendo, os alimentos mais yang criam uma atitude mais yang - mais activa, mais dinâmica, mais extrovertida, enquanto que os alimentos mais yin criam uma atitude mais gentil, mais reflectida, mais estética. No entanto, alimentos excessivamente yang contribuem para um carácter mais agressivo, impaciente e dominador enquanto que alimentos mais yin produzem uma natureza mais depressiva, inerte e dependente."

Wow...

No comments: