07 April 2009

inteligência emocional & emoções inteligentes...

Hard skills, soft skills... conhecimento teórico vs experiência empírica...
Nascemos líderes ou fazemo-nos líderes?

Inteligência Emocional é tudo o que envolve as capacidades de sentir, entender, controlar e modificar o nosso estado emocional ou o de outra pessoa, de uma forma organizada...
Agir de acordo com o que vamos percepcionando das relações com os outros e das "informações emocionais" que emanam, entendê-las e conduzi-las, conferindo domínio e auto-controlo sobre estados de espírito, rumos de conversas e das próprias relações em si.
(nada de novo... assunto mega wega badalado na corporateolândia nos últimos anos...)

Confesso que não me considero pouco inteligente emocionalmente... mas há gente que me baralha!
Antes de pensar em desenvolver a "musculatura", devia ter pensado melhor em desenvolver (mais e melhor) a minha IE... hehehehe!

Aquela história do "Fuck EQ I've got IQ"... até soa bem, mas comigo... não "gruda" assim muito.
É uma pena.
Que treta quando somos mais emocionais que inteligentes... :o\
Mas prontx! A errar é que se aprende! Isn't that so!?
E mais do que ter a Inteligência Emocional apurada... há que começar por ter Emoções inteligentes! :op

You dumb dumb monkey! :op

6 comments:

Gelo said...

Foi provado por experiências que há certos traços e atitudes que são prováveis encontrar em líderes mas não fazem líderes per si. Há também diversos tipos de líderes, aqueles que lideram pelo exemplo, outros pelo carisma, outros pela inteligência matemática, outros pela empatia and so on and so on.
Por isso esquece essa história do IQ e do EQ. Outro aspecto interessante é que parece existir uma maior predominância para que o líder de um grupo se encontre na média da inteligência do grupo e não no seu topo, daí decorrendo que o maior IQ, provavelmente, não será o líder. O que até faz algum sentido empírico se pensares nos grandes pensadores/génios... não são todos uns grandes tótós?? :D
Da Vinci, Descartes, Einstein, Stephen Hawkins, ZéZé Camarinha...

(n)Ana said...

hehehe

Com mais tempo vou digerir melhor...
Para já só queria dizer:
O MÁIOR É O ZÉZÉ!

:oD

Anonymous said...

Tenho a dizer que o Zézé Camarinha já usou mais a cabeça do que todas as outras pessoas referidas anteriormente.

Anonymous said...

Os lideres serão por norma as pessoas com maior QE, que são as que gerem/manipulam melhor as relações entre pessoas. As pessoas de grande QI serão por norma solitários porque há coisas intelectualmente muito mais desafiantes do que ser líder de um grupo e têm tendência em aliar-se da realidade social.

(n)Ana said...

alhear-se. Certo.

Anonymous said...

Sobre a dicotomia EQ vs IQ tenho a dizer que líderes são aqueles que usam ambas, de forma racional e com bom senso. E mesmo não sendo líderes, mais felizes são aqueles que as sabem conjugar na medida da quantidade que os têm.
Infelizes e ALHEADOS do mundo e da sociedade em que vivem, são os que não o sabendo fazer, se julgam superiores, mas no entanto deficitários em tanta coisa, não o reconhecendo.
E se em diversas fases da nossa vida não sabemos dosear aquilo com que nascemos e fomos adquirindo ao longo da vida, não faz de nós parvos, mas apenas conscientes das nossas limitações. Pobres os que nunca vão saber dar o valor ao seu IQ/EQ, em proporções equitativas.

O que vos escreve: Anonymous do gato.