14 March 2005

"O essencial é invisivel aos olhos..."

Era o que dizia um papelinho com uma rosa que recebi na velada de armas a que fui no Sábado passado.
É verdade, numa onda muito CNE que tenho vivido (graças em grande parte ao CIP) e a convite da Leila, fui assistir à Velada de Armas do Agrupamento 541 Pio XII.

As realidades nos agrupamentos variam sempre um pouco, e penso que isso não é apenas a impressão de alguém que não anda há muito tempo nestas andanças.
No 626 fazem-se as veladas de armas por grupo, cada um faz a sua, geralmente o grupo dorme fora, ou apenas os noviços/aspirantes, os guias e eventualmente os sub-guias.

O Pio XII faz a Velada em Agrupamento.

Devo dizer que gostei muito!
Achei muito bem conseguida a forma como adaptaram um imaginário que se encaixou perfeitamente, desde os lobitos aos caminheiros.

O imaginário foi baseado n"O Principezinho" e toda a cerimónia foi seguida estabelecendo-se uma constante analogia entre o significado da promessa e uma flor que o jovem deveria cuidar.

A Promessa seria a Rosa do Príncipe que, se não fosse cuidada, acabaria por desvanecer e murchar.

Tal como a planta tem que ser regada, não só com água mas também com amor, dedicação e carinho, também a promessa deve ser "regada" com o cumprimento das máximas, princípios e leis... e a pouco e pouco, o "esqueleto" de uma flor gigante (de esferovite), a princípio desnudada, ia sendo (re)vestida de pétalas e folhas (de cartolina onde iam escritas as máximas, artigos da Lei e princípios que eram sempre anunciados e explicados pelos vários elementos do agrupamento, desde Lobitos a Caminheiros), acabando por se tornar numa enorme e linda flor.

Depois, e apesar de ainda não ter a minha promessa, recebemos, tal como os restantes escuteiros do Agrupamento, o tal papelinho com uma flor que dizia "O essencial é invisível aos olhos"... guardei o meu, vou lembrar-me dele na minha promessa...

Confesso que, em virtude de algum cansaço por causa da actividade dessa tarde, já não me apetecia muito ir até Lisboa, mas depois fiquei muito contente por ter ido, pois gostei mesmo muito de assistir.

Além disso, encontrei-me com uma animadora da Alcateia (nova aquisição nas amizades da Leila desde e graças ao ACAREG 2004) - a Catarina - que nos mostrou a sede e nos apresentou mais uns quantos animadores dignos da função, ou seja, gente verdadeiramente animada. :o)

Obrigada pelo convite Leila!

No comments: