13 March 2008

o Porto e um Pomar de coisas boas

O Porto... uma vez mais... está tão bonito. E apesar de toda a gente dizer que o dia ia estar encoberto, o sol bem que espreitou para mim, e até aquecia! :op
Cheguei bem cedo e o Mi deixou-me levar a carrinha :oD. Lá fomos sempre com o pézinho a fundo... e eu que refilava tanto que ele conduz muito depressa... acho que consigo ser pior. Dêem-me estrada e um bom carro!! Vuuuuuuummmmm!!!

Tratei de tudo e saí para o meu passeio.
Desta vez não passeei apenas nos jardins de Serralves. Fiz uma boa caminhada até lá e fui ver a exposição do Pomar (e vi também a do Robert Rauschenberg). Ah! Resposta à tua pergunta: sim, sim, na rua ouvi comentários dos trolhas tripeiros, mas não conseguia perceber nada do que eles diziam...!

Curioso foi quando me sentei para assistir a um documentário que lá estava a dar numa tv. Pus os phones na cabeça e qual não é o meu espanto quando vejo o meu professor de Literatura e Artes Plásticas a comentar a obra e a vida do Júlio Pomar. :o)
E eu que me tinha lembrado do senhor ontem...! Foi um dos (poucos) que me marcou. As aulas dele eram bem giras (e graças a ele nunca mais me esqueci do Giotto!... e da lenga-lenga da perspectiva. Muito falava o homem do Giotto!).

Apanhei uma parte mesmo gira do documentário. Estavam a falar das várias "fases" do Pomar... do Tigre... do Corvo... os Retratos de Pessoa, Lobo Antunes, Baudelaire, Mallarmé... e a fase do Falo...
E às tantas aparece ele, o Pomar himself, no seu macacão de ganga e de lenço vermelho ao pescoço, a contar muito divertido, que um amigo, critico e fã da obra dele, lhe disse naquela última fase que referi: "Mas... tu punhas mesmo um c@%@|&# na casa de jantar???" hehehe

Soltei uma daquelas gargalhadas bem sonoras, até que me apercebi que estava a rir alto de uma piada que só eu ouvi no momento. Mas mesmo que + alguém tivesse ouvido, a malta do Norte está bem mais acostumada a introduzir palavrões como o c@%@|&# no discurso... não iam achar assim tanta piada :op.
O Pomar é engraçado... e tarado também. Tem imensos quadros com componentes de erótica.
Enfim... como qualquer artista: criativo, dissonante, irreverente, génio louco...hum... heterodoxo... e tarado :op

Quanto ao trabalho correu bem. Bastante bem até.
A hospedeira tem uma pronúncia de cagar a rir e uns olhos tão grandes, tão grandes e tão claros que estava desde a última vez que a vi a pensar quem é que me fazia lembrar... e hoje acho que cheguei à conclusão que ela me lembra dois bonecos... um era um Alien de um jogo que eu jogava que era não sei quê do Underworld... já nem me lembro bem mas o boneco era amoroso... o outro é o Crazy Frog... hehehehe. Já nem conseguia olhar para a miúda sem a ver em posição de motocicleta virtual e a dizer "DING, DING!"
Gostei muito dela. É amorosa, espertalhona e despachada. Trabalha bem. :o)

Já tenho um email no meu inbox de um parceiro que me prometeu que me ia levar a um restaurante vegetariano em Matosinhos da próxima vez que for ao Porto.

Acabei de chegar... e por Lisboa... por mais que eu pense (ou deseje) que alguma coisa esteja diferente (mesmo quando passei apenas um dia fora)... não está...! Permanece tudo igualzinho...
Eu nunca venho completamente igual quando volto do Porto. Gosto da mística da cidade e deixo-a entrar... :o)

Ahh!! Tinha um recorte de jornal na minha cabeceira com a data do concerto do Cohen em Lx. O meu mano anda a fazer o trabalho de casa...!!

No comments: