20 March 2008

Eli, Eli, lama sabachthani?

Nunca liguei muito à Páscoa...
A imagem de Cristo na cruz provoca-me frissons na espinha e entristece-me.
E sim eu sei... eu sei que a imagem existe para nos lembrar que Ele morreu para nos salvar, yadda yadda yadda...
Mas essa imagem que se vê pelas igrejas do país e do mundo, conferem à Igreja um ar soturno, pesado, pesaroso, lúgubre... sombrio... e, há que concordar, é meio gore...
Preferia mil vezes que a imagem a termos de Cristo fosse mais assim ao género daquela que o Kevin Smith (Avé Smith!) recriou no filme Dogma. Sei lá... a religião não devia ser tão temerosa... Mas este assunto é delicado e por isso vou-me deixar por aqui... mas este Buddy Christ rula...

Dizia eu que não ligo muito à Páscoa... Há gente que nesta altura revê toda a sua vida e entra em período de reflexão durante a Quaresma, blá blá blá. Eu respeito... mas a verdade é que se não fossem as férias escolares quando era mais pita, e agora as 300 Vias Sacras durante a Quaresma na Paróquia do 626, e os 500 filmes sobre a vida de Jesus, acho que me passava um bocado ao lado...
Isto soou assim um bocado herege, nada bom para um Post dedicado à Páscoa... mas pronto, adiante.

Gosto de amêndoas mas aquelas revestidas de açúcar com a amêndoa lá dentro não me dizem assim muito, pelo que prefiro a bela da drageia de chocolate.

Se há coisa que não entendo ainda muito bem (entre tantas outras na minha vida, meu Deus... nem sei se é bom entrar por aqui! "lol") é o que é que os coelhos têm a ver com a Páscoa... E já agora porque é que os coelhos - que toda a gente sabe que NÃO são ovíparos - pôem ovos??
E porque é que os ovos dos coelhos são de chocolate? E também põem as amêndoas ou isso já é suposto ser a representação da caganita de coelho? Não entendo... :o\ hehehe, sou tão parva hehehe...
I make the easter bunny cry! hehehe

A palavra "páscoa" vem do hebraico "pessah", que significa passar por cima, passar além ou passar sobre/atravessar.
A Páscoa significa "sacrifício" mas também "libertação" e "redenção".

Ora nem mais! Se calhar é mesmo disto da Páscoa que eu preciso...!
Decidir mais uma (e de) vez sacrificar algumas das minhas escolhas, mudar o rumo das minhas lutas. Ultrapassar, passar por cima, passar além e atravessar o que seja preciso para me dedicar ao que e a quem (me) merece. Porque eu até posso parecer, ou ter tido fases em que até fui pequena, mas nunca deveria ter sido assim tão pequenina para que tudo, mesmo a mais insignificante das coisas, possa ter sido maior e mais importante que eu. E eu nunca devia ter permitido que nada nem ninguém me fizesse sentir do tamanho de uma amêndoa e muito menos de me fazer sentir esmagada como se eu fosse um bocado de nada. Sabor agre tem o abandono e o esquecimento. Eli, Eli, lama sabachthani...

Quero e vou libertar-me e também redimir-me...

E pronto... depois desta pequena reflexão vinda do âmago... fica a pergunta: Será que vamos apanhar de novo com a Paixão de Cristo?
Espero que não, prometi a mim mesma quando o vi no cinema que não ia ver o filme outra vez e depois disso já o vi mais duas vezes. É sempre uma choradeira infernal pah. Nem o facto de ter a Monica Bellucci me fará ver de novo... recuso-meeeee!!

Pelo sim pelo não, levo o portátil para vermos o que nos falta do Reno 911. Se Páscoa é finalmente festa, que seja a rir à fartazana ou então a ver os Caçadores de Mitos! Mesmo sendo assim tão "unscientific"...blehh!

Happy Easter Everyone!

Last week, we busted the myth that electroweak gauge symmetry is broken by the Higgs mechanism.
We'll also examine the existence of God and whether true love exists...!

4 comments:

Cacao said...

Sempre liguei muito à Páscoa. Talvez há mais anos fosse por ir com o flow, mas hoje em dia vivo a Quaresma como quero. E isto significa uma caminhada interior para me aproximar mais de Deus. Porque quero. porque gosto. E uma das metas que me propus foi falar com Ele mais vezes, mais tempo. E tenho conseguido mais ou menos. Menos do que gostaria. Mas sempre que parei a minha vida para ali, em silêncio, falar com Deus, senti-me tão tãao bem. ao início pensava: "e agora? o que é q vou rezar? o que é que Lhe digo?" mas aos poucos vai-me surgindo o que dizer, e o tempo passa sem dar por ele. Já vi a Paixão de Cristo. E chorei, muito. Se penso para mim que não o voltarei a ver é porque me custa e me faz uma tremenda confusão tudo aquilo, como foi possível ser-se tão desumano? Mas acho que quem ainda não viu, se tem mais de 15 anos, veja. No entanto, não me parece bem que a televisão se encha de "coisas pascais", tornando a Páscoa apenas mais uma tentativa de marketing, de ganhar audiências e "oh sim, somos a televizãozinha que o povo gosta".

Quanto aos colhos: tens toda a razão, não tem lógica NENHUMA!!! já tinha pensado nisso, não sei como é q me passou ao lado. Agora voltei a ganhar a dúvida existencial (lol) acerca destas criaturas chamadas coelhos, ovíparos de CHOCOLATE!


Dantes via muito os Caçadores de Mitos, mas fartei-me. Aquela vozinha que traduz por cima, sem baixarem o som original é enervante. Muito. Mas é divertido saber q um homem pode apanhar um choque eléctrico se fizer chichi p os carris de um comboio, em situações extremas, ahah.

Onde é q arranjas estas imagens?

Beijinho:D
(o acampamento em Drave foi brutaaaaaal)
Cacao

(n)Ana said...

Olá Cacao!

Bom... Não queria ter "soado" tão desinteressada nisto da Páscoa. A verdade é que os momentos de maior reflexão calham-me quando calham. a Páscoa não me faz pensar mais nem menos. É um marco... um relembrar todos os anos de algo que acreditamos ter acontecido e que tem um sinificado forte para uma boa parte do mundo...
... No entando as minhas caminhadas interiores surgem espaçadas no tempo... no caso de 2007, por exemplo, foi mais de metade do ano e ainda estou a digerir tudo isso "as we speak". Finalmente sinto que caminho para algum lado. Andei bastante "aos papéis" acontece aos melhores! :o)
De resto... Não tenho conseguido "dialogar", estou triste e magoada e as palavras que dão título a este post ilustram o que sinto. Eu sei que devo insistir, que é quando estamos prestes a desistir que devemos percorrer aquela última milha que nos muda a vida mas estou tão cansada que tudo o que quero é mesmo só esquecer...

Quando prometi a mim mesma que não voltaria a ver a Paixão de Cristo foi precisamente porque o filme é doloroso demais. Custa! Lembro-me perfeitamente de quando o vi a primeira vez, estavam duas velhotas mesmo barulhentas nuns lugares perto de mim. Fui sozinha e recordo-me de dizer lavada em lágrimas para mim mesma no fim do filme: "ok... está visto... nunca mais quero voltar a ver isto..." No entanto já voltei a ver mais duas vezes (nem tudo a que nos comprometemos conseguimos cumprir... e por vezes ainda bem, o filme é bom, o Mel Gibson fez um trabalho fantástico bem como o James Caviezel - não é engraçado como as iniciais do actor são as mesmas de Jesus Cristo? E sabias que quando o filme foi rodado o actor tinha 33 anos, idade da morte de JC? Curioso hein!?? :o) Já devias ter ouvido falar destes factos! - e de cada uma das vezes que vi, repeti o mesmo. Mas não quero mesmo ver mais o filme.
A estupidez humana, a de então e a de agora (has-de ver o In The Valley of Elah), dá-me náuseas...

Hoje disseram-me que as galinhas põem os ovos e os coelhinhos escondem-nos para as crianças os encontrarem na Páscoa. Continuo insatisfeita. A imagem que tenho é sempre a de um coelho com ovos... dá ideia que é ele que os põe... não entendo!! :op

MythBusters... eu gosto de ver, tem coisas interessantes! A voz de facto é irritante à brava, mas quando te habituas tolera-se.

Drave! Espero ler muito sobre isso no teu blog quando voltar! Tenho curiosidade em relação a Drave. Aposto que foi memorável. :o)

Beijinhos e votos Páscoa Feliz para ti e para a família.

Anonymous said...

Para mim Quaresma são centros em trivela.

Anonymous said...

Ó gente! Os coelhos (ou lebres) eram o símbolo da Deusa da fertilidade, cuja festa se realizava na primeira Lua cheia após o solstício da Primavera. Os coelhos/lebres são também um símbolo de fertilidade. A primavera é o início de um novo ciclo, o renascer da vida após a morte simbólica que acontece durante o inverno.
Os ovos são um outro símbolo, este "criado" pelos chineses, que ofereciam ovos decorados no início da primavera.
Ambos os símbolos foram adoptados pela igreja medieval, numa altura em que achou por bem "roubar" simbologías de outras crenças (tal como o pinheiro no Natal...).
Quanto às amêndoas... é pá não faço ideia do que simbolizam, mas também não se pode saber tudo! ;o)
Com o passar do tempo, arranjaram maneira de baralhar tudo e agora anda por aí muito boa gente convencida que os coelhinhos desatam a por ovos durante a Páscoa... Non é vero!
Para finalizar: OS COELHOS NÃO PÕEM OVOS!!!!
Tenho dito!
Para mais esclarecimentos, digam qualquer coisinha...
Beijos,

Mana C.