22 November 2004

Fiz uma... Dupla!

Hoje peguei em mim e fiz algo que já não fazia há uns bons tempos... uma dupla!
E para evitar que se pensem porcarias, digo desde já que foi uma dupla sessão... de cinema, pá!
Realmente as salas de cinema são para mim um outro elemento no qual me sinto muito bem. Principalmente se os filmes forem bons (sim, porque valer a pena todos valem... uns mais que outros, certamente, mas é assim a vida!)
Eu sei, sou uma pária da sociedade, e não tenho nada que fazer... Hélas! De 8 filmes no Monumental e no Saldanha Residence, vi 5... mas! ainda não há muito, esforcei-me por ajudar à democracia Portuguesa... e no intervalo dos filmes fiz umas chamadinhas para ver se (re)começo a trabalhar... com paciência isto vai lá...

E lá fui eu, com um livrinho para os tempos de espera, um (dos) que já andava para ler desde o ano passado: "Vésperas de Natal". Foi oferecido no Natal... portanto já não eram vésperas... não sei se foi por isso que o não li logo... talvez o meu subconsciente tenha achado que vinha fora de contexto... mas agora está em contexto, estamos de facto em vésperas de Natal... aliás já desde o início do mês, a avaliar pela quantidade de iluminação natalícia por Lisboa fora, e campanhas de Natal... e natal, natal, natal...

Como me disse (ou escreveu) há dias um grande amigo meu, não necessariamente por estas palavras: "se a virgem Maria tivesse que dar à luz em 2004, iria sofrer muito com as dores de parto..."
Anyway! Let's get down to business. Filmes!

O primeiro filme que vi foi o "Olhem para mim", ou no seu título original, "Comme une image", de Agnès Jaoui, realizadora de "Le goût des autres"- do qual também muito gostei, razão da minha vontade em ver este seu novo filme.
Além disso, sabia que a realizadora participa também como actriz, (e muito bem if I may add) e um dos protagonistas, Jean Pierre Bacri, é também argumentista e é o mesmo tipo d' "O gosto dos outros"...

Escusado será dizer que gostei muito. Apesar de não ser um filme que prima pelo provocar desenfreado de gargalhadas, devo dizer que me divertiu imenso... sempre gostei de me rir de coisas que supostamente não são para ter piada. Mas dá-me para ali! E claro, identifiquei-me com uma ou outra coisinha... portanto até podia estar a rir-me de mim... é saudável, so they say.

Enfim, concordo plenamente com a crítica que fizeram no Blitz (dia 9 de Novembro) onde diz que se trata de uma "comédia divertida com um semblante triste, uma melancolia discreta e subtil."
Vejo ainda mais que isto, mas enfim, como diz o outro, "gostos não se discutem" e como dizia ainda outro outro: "as opiniões são como as vaginas, cada um tem a sua, e quem quer dá-la, dá-la"...
Está dada! (a opinião, entenda-se!) Gostei!

Depois, mudei de sala e até de cinema, (bastou-me para isso atravessar a rua)... e fui ver o "Novo Diário de Bridget Jones".
Opah! É giro!
No início, olhei em volta... estava rodeada de um exército de velhinhas...
Ainda me ri com o senhor que estava a indicar os lugares às pessoas. Volta e meia, estava eu a aproveitar para ler mais um conto, e o gajo falava muito alto! E eu sem perceber porquê.
"- VENHA POR AQUI, SIGA A LUZINHA!" - Quando olho, era o senhor já a meio do Anfiteatro 4, com a sua mini-lanterna-indicadora-de-lugares atrás das costas, e lá ao fundo, duas velhinhas que tinham dado, no máximo, 3 passos... e ainda demoraram a subir até ao lugar...

Eu estava confortavelmente instalada sem ninguém de um lado nem de outro, podia esticar-me à vontade, raça de um cota, com tantas cadeiras livres, tinha que se vir sentar, ele mais o seu cheirete a tabaco barato, mesmo ao meu lado... e apoderou-se logo do braço da cadeira! Filho da mãe...
... mas cobardolas como sou... também não mudei de lugar... o senhor cota ainda ficava ofendido... tadito.
De qualquer forma, o filme começou e nem liguei muito ao cheirete, nem ao senhor, nem ao braço da cadeira.
Está muito engraçado o filme, chega a ser exagerado, mas dá para rir um bom bocado. Eu gostei especialmente na parte dos cogumelos mágicos... e do Colin e do Hugh à pancada na fonte. Mas pronto, não conto mais!
Bom, bom foi ver Londres no Big Screen. Picadilly Circus... Deu vontade de lá voltar!

Estou mais bem dispostinha, o dia passou-se bem... e melhor que isso, no primo Nuno, de ontem para hoje, vêem-se melhoras: já se percebe o que diz e já come mais normalmente sem ser pela sonda...
Ele é forte! Ele melhora... não será de um dia para o outro... mas com baby steps... :o)
Go Nuno!


No comments: