11 November 2010

R.I.P. Velhinho do Adeus...


Soube hoje pelo E que o dia tinha ontem chegado. (obrigada E)
Não foi uma só, nem duas, foram várias as referências que eu fazia por aqui ao "velhinho do adeus".
Buzinava-lhe sempre... e abria as janelas de propósito para pôr a mão de fora e dizer-lhe um sentido Adeus e mandar-lhe beijinhos.
Cheguei a parar várias vezes para conversar com ele, uma vez até na noite do meu aniversário.
Fizesse chuva ou a noite estivesse estrelada e limpa, o Velhinho lá estava... e durante o dia estava por vezes no Restelo. Também o por lá vi e também parei para dois dedinhos de conversa.
Sempre com um sorriso.

Foi-se. Nada dura de facto para sempre, principalmente o que é verdadeiro e bom.
Portanto ainda bem que preservo as boas imagens do Velhinho como preservarei outras coisas que fazem sentido na vida... e o resto... bom, o resto deixou de importar.




O último adeus do 'Senhor do Adeus'
11 de Novembro, 2010

Tinha 80 anos e era conhecido pelos lisboetas como o Senhor do Adeus por acenar todas as noites aos automobilistas que passavam na zona do Saldanha. João Manuel Serra acreditava que esta era uma espécie de missão e viveu com este ritual durante décadas sempre de sorriso na cara. Morreu nesta quarta-feira.
A figura bem conhecida dos alfacinhas nasceu numa família abastada e, depois de morrer a mãe, com quem vivia, decidiu lutar contra a solidão com o sorriso na cara e um aceno a todos os que por si passavam. Apaixonado pela sétima arte, todos os domingos assistia a um filme na companhia de Filipe Melo, músico de jazz e realizador, como escreve o Diário de Notícias.

No blogue Senhor do Adeus, Filipe Melo deixou a seguinte mensagem: «Soube agora que o meu grande amigo João Serra, o famoso Senhor do Adeus, faleceu. Conheci-o há cerca de 7 anos e desde então fomos todos os domingos ao cinema - O João, o Tiago Carvalho e eu. Ficámos todos muito próximos e os domingos à noite eram o oásis da nossa semana».

«Todos os dias, o João dizia adeus às pessoas. Era assim que fazia as pessoas felizes e que as pessoas lhe retribuíam essa felicidade. Era um dos meus melhores amigos, e terei muitas saudades das nossas idas ao cinema e de o ver a sorrir e a trazer alegria a todos os que o rodeavam. Como dizia o João: 'Até sempre!'», escreve Filipe Melo.

Como recorda o Correio da Manhã, a história de João Manuel Serra levou ainda à criação de uma rubrica semanal no canal Q, A Rede. No cinema participou no filme I ll See You In My Dreams e na televisão na série O Mundo Catita.


in, SOL

No comments: