20 July 2005

Correcções... ou Como Falar Bom Português... ou... Yah, És uma Cabra que Pensa que Sabe Tudo...

Ok... Já alguém tinha reparado que NINGUÉM gosta de ser corrigido?

Ultimamente tenho-me deparado com situações em que, na minha inocente boa fé, tento ajudar... e tem-me saído o tiro pela culatra... assim mesmo... right back at me.

A minha intenção quando faço alguma correcção a alguém, não é de todo humilhar ou castigar a pessoa... muito menos chamar-lhe burra... todos erramos, eu não sou excepção... nem pretendo ser!
A minha intenção é melhorar, ajudar a melhorar! Afinal de contas é essa a minha luta de cada dia... tentar tornar-me, a cada dia, cada vez melhor...

Uns dias a coisa corre bem, e até sinto que dou uns passinhos em frente, noutros sinto que corro no sentido contrário... mas não é assim mesmo a vida e a aprendizagem? Não aprendemos com os erros?
E assim sendo, não é melhor que um amigo (ou neste caso, uma amiga) nos alerte para um erro que estamos a cometer, do que depois fazer figura de banana em frente de desconhecidos, (que muitas vezes até podem ser "ilustres"?)
Não me refiro aqui a grandes conselhos, até porque me recuso a dar conselhos... quanto muito vou dando umas opiniões quando solicitadas e tento baseá-las nas minhas próprias experiências... Acredito que há certas coisas na vida que temos mesmo que aprender a solo...
Refiro-me sim a pequenas arestas que podem ser facilmente limadas... e eu... quero ser a lima! ;oP

Tipo aqueles "nossos amigos" que estão sempre a conjugar mal os tempos dos verbos (Passado - Indicativo) trocando a 2ª pessoa do singular com a 2ª do plural... ou seja... quando devia ser "disseste", eles dizem "dissestes", ou "fizestes" em vez de "fizeste"...

... É tão simples... TU fizeste, TU disseste e TU falaste... e é VÓS fizestes, VÓS dissestes e VÓS falastes.
E já agora... este "Fizeste" no passado do indicativo, na segunda pessoa do singular, quando é escrito NUNCA leva hífen [-], ok? NUNCA é "Fizes-te"...

Bom... e já que estou embalada...

Não se diz "[Fáçamos]"... é "[Fãçãmos]"...
Não é "Adepois", é simplesmente "depois"...
Não se escreve "caiem", nem "saiem" nem "doiem"... é "caem", "saem" e "doem"...
E não é "por causa que", é simplesmente "porque"...
(...)

Agora... raciocinando... Todos nós gostamos de nos distinguir por coisas boas, nunca pelas coisas más, caso contrário, talvez seja melhor passarmos despercebidos. A ideia é eliminar certas coisas más...

Mas infelizmente, o ser humano é um bicho um tanto ou quanto orgulhoso, cheio de "botões" em que não se pode/deve carregar, senão surte logo um efeito qualquer. E tudo isto depende ainda de outros factores a ter em conta: os estados de espírito, o nível de auto-confiança - que por sua vez também é variável - e assim sendo tem influência na forma como a recepção da mensagem é captada... uma coisa que vem num tom neutro/positivo pode parecer que vem num tom negativo e ofensivo...

Eu sei, TU dirias que tudo isto são pormenores inúteis, que são "coisas de gaja" (e provavelmente até são)... mas se eu estou a tentar ajudar... e sim, por vezes ligo demasiado a pormenores...

Enfim se eu for a ver... também acho que não gosto de ser corrigida... e sei perfeitamente que tenho muuuuuita coisa por onde se pode pegar...

Hum... ora bolas! Aqui está uma boa altura para tentar corrigir isso... ;o)

De resto, no que toca a estas coisas à lá Edite Estrela, deviamos ser todos como TU, TU ao menos aceitasTE sempre bem de cada vez que te corrigi... é por isso e por outras coisas que GTDT.

7 comments:

Anonymous said...

"Esqueçeste" do "voçes"

:p

eye8Ç

Anonymous said...

já estiveste bem mais perto de ser a lima.
beijinhos
Filipe Lima Correia

p.s.
eu gosto quando corriges o meu português, facilita a minha integração no país.

André said...

Acho que não devias corrigir por sistema mas pontualmente, e tenta não "marcar" sempre a mesma pessoa.
De facto é desagradável.
Se alguém falar ou escrever de uma forma errada, pensa que tu não serás a única a corrigi-lo(a). Às tantas torna-se demasiado frustrante.
Eu também cometo os meus errozitos a falar e a escrever (mais a falar), do tipo: há-des (em vez de hás-de); tefonar (telefonar); etc
Mas estou perfeitamente consciente que é errado e sei escrever da forma correcta, e também se não souber, paciência - mais cedo ou mais tarde vou-me aperceber e corar ao lembrar-me da figura de parvo que tenho feito. Mas isso é problema meu!
Em conclusão com sugestão: não corrijas, oferece um livro.

Anonymous said...

Até porque parece um pouco... presunçoso, ou não?

Konstança said...

como já reparaste, o meu português é bem diferente do vosso. mas uma bela ajuda de quem sabe calha sempre bem para aprumarmos a nossa lingua mãe... jinhos com muitas saudades.

Anonymous said...

Feeling lonely? Hook up with Real Singles now for $4.99 to connect, and only $0.99 a min. A true match is only a phone call away. Give it a try 1-800-211-9293.

Rita said...

Eu a falar-te da invasão de publicidade no meu blog e qd vou comentar este teu post (sobre correcções ortográficas), tungas, cá está ela também no teu blog! Filhos da mãe!