26 August 2010

and so he said...

"Uma árvore a cair faz mais ruído que uma floresta inteira a crescer".

E desde então tenho vindo a pensar nisto.

Imagino os rebentos a nascer silenciosos, as árvores a formar anéis nos seus troncos, de ano para ano, e ninguém sentir ou ouvir o seu crescimento.


Gosto de falar contigo. Gosto muito.

E falámos logo nos vários significados possíveis, ou pelo menos no mais marcante que é muito simples: podemos levar uma vida boa sem grandes erros (sim, porque errar todos erramos), mas no momento em que, seja por que razão for, damos um passo em falso e erramos, logo todo o passado de boas acções é esquecido. Tudo o que se construíu, toda a floresta que tanto tempo floresceu em silêncio e sem que por isso se tocassem sinos, de um momento para o outro quase parece que entra em auto-combustão.

Mas árvores caem, árvores ardem e sim, fazem ruído e pode ser ensurdecedor. O barulho da destruição é muito superior ao da construção. E ver a ruir faz-nos perceber que antes não apreciámos nem valorizámos o crescimento como deviamos ter feito.

Mas para quem tem essa capacidade - porque há quem não tenha, há quem goste de pegar fogo às florestas e destruir mais à sua volta do que construir e sei, já vi acontecer e já sofri por estar mais perto do que devia - mas a quem consegue, resta tentar saber porque caiu a árvore; Reconhecer que caiu e não descurar ou esquecer toda a floresta que ainda existe e precisa de ajuda para recuperar da perda. Resta considerar plantar mais árvores, e tratá-las de forma a que não caiam mais. Aproveitar a queda, aprender algo (muito!) com ela, usar a madeira para construir alguma coisa útil que ajude a melhorar e a crescer. Cada vez mais sólido.

Obrigada pela frase. É bom ter destas coisas para pensar e equacionar os nossos passos.
Eu sei que pode parecer tolo, mas gosto destas metáforas. :o)

No comments: