30 December 2009

lessons '09

#1 - O caminho mais fácil nem sempre é o mais certo e caminhar sozinho durante um bocado do trilho não é necessariamente mau. No entanto lembra-te: "Se queres ir rápido, vai sozinho, se queres ir longe, vai acompanhado." Às vezes precisas mesmo de ajuda... escolhe-a bem.

#2 - Nem tudo o que parece é (ehehehe vi a luz!!... ok, ok eu reformulo:) O que pensavas ser feito de diamante, pode revelar-se ser apenas em pechisbeque. E por vezes daquele mesmo reles e baratuchinhooo... ou: Mesmo as embalagens mais bonitas podem ter coisas muito feias lá dentro...

#3 - Pessoas muito cintilantes e mais preocupadas com a estética do que com qualquer outra coisa... são perigosas e geralmente muito vazias. (esta vem no seguimento da anterior...né?)

#4 - Tempos felizes que vives e partilhas, facilmente (mais do que alguma vez imaginaste) se esvanecem em nuvens e recordações que podem trazer sabores de amargura. As pessoas esquecem-te mais rápido do que tu a elas...

#5 - Verdadeiros Amigos não precisam de justificações. Se no teu coração sentes que agiste bem, não te desgastes e não dispendas a tua energia a justificar-te em demasia.

#6 - Se tens que te justificar até à exaustão é porque, à partida, não estás a justificar-te a um amigo, mas a alguém que nunca te quis dar de si e mais facilmente acreditará no que for simplesmente mais fácil de acreditar.

#7 - Não dês de ti a quem não te dá de si. Só aguentarás dar sem nada em troca até certo ponto. Cedo te acostumarás a viver com as migalhas de afecto que eventualmente caírem e nada tão frágil será para durar.

#8 - Quando a tua mãe te diz: "minha filha, a vida guarda muitas supresas", não te rias dela a pensar que tens tudo controlado e acredita. Ela viveu outra vida que não a tua, mas já viveu mais do que tu. Ainda que de formas diferentes e em "outros tempos", de certeza que a experiência já lhe ensinou muito.

#9 - Não deixes a tua cabeça jogar jogos contigo. Por muito que seja a reacção química do teu cérebro, não entres em pânico. Aguarda. Dorme. Descansa. Vais ver tudo sob outra luz depois de "dormires" sobre os assuntos.

#10 - Sê fiel a ti mesma(o). Pode haver muito engano no mundo, mas o pior engano é o que deixas incorrer em ti mesma(o). Não te deixes enganar-te. (freaky huh? but oh so true...)

#11 - Se alguém te subtraíu da sua vida, deixa, aceita, faz o luto e segue em frente. Aceita que nem tudo tem sempre lógica neste mundo.

#12 - Não confies tanto. Quando menos esperas, as pessoas revelam-se e viram-se do avesso. Geralmente acontece quando menos estás preparada(o). Não é fácil, mas tenta encontrar o equilíbrio entre a confiança e a desconfiança...

#13 - Aqueles que realmente importam, já estão na tua vida há muito tempo. Estão e estiveram lá sempre, só que tu é que já os davas e dás por tão certos quanto às mobílias da tua sala: pousas-lhes coisas em cima de vez em quando, mesmo sem olhares, porque já sabes que à partida não falham e estão ali. Mas não esqueças de limpar-lhes o pó de vez em quando... tudo precisa de manutenção.

#14 - Aprende a viver sabendo que há inimigos. Não para passares a vida a stressar com isso, mas mantém apenas essa "mental note". Não tenhas ilusões. Mesmo todos os que te sorriem podem ser falsos. Com tanta gente no mundo, achavas mesmo que era possível que toda a gente com quem te dás ou meramente te cruzas, gostasse de ti?

#15 - Se te tentarem mudar para "encaixares melhor", faz por sair desse puzzle. Não tens que ser uma peça igual às outras. Ser diferente não é pecado, não é punível por lei nem faz de ti um ser alienígena. Geralmente querem mudar-te porque invejam a tua diferença e percebem que nunca se destacarão como tu, por isso tentam apagar o teu fogo e a tua luz... sabes... para que não lhes faças sombra...

#16 - Quem não consegue elevar-se para chegar ao teu nível, irá sempre tentar puxar-te para baixo. Como me disse um sábio muito meu amigo: A miséria nunca quis morrer sozinha.

Aprendi muito mais... muito mesmo. Mas ficará certamente para outro(s) post(s).

5 comments:

Anonymous said...

Fazes parte da minha cura =D é tão saudável gostar de ti *

Gelo said...

ééépá, isso dá uma média superior a um ensinamento por mês.

Muito gelo para a minha carruagem hehehe

CSilva said...

Nunca te esqueças:
"Cada individuo irradia a sua própria luz. Não há dois fogos iguais. Há grandes fogos, pequenos fogos e fogos de todas as cores. Há pessoas com fogos calmos que nada sabem do vento, e pessoas com fogos arrebatadores capazes de encher o ar de fagulhas. Alguns fogos, os insignificantes, não nos aquecem nem iluminam o caminho, enquanto outros incendeiam a vida com tal paixão que não se pode olhá-los sem pestanejar, e aqueles que deles se aproximam iluminam-se também."
Eduardo Galeano

Tenho mesmo de te lembrar que fogo és tu?
Amo-te muito minha Mana Nana mai linda do mundo e arredores...

Beijo
Mana C

Zoe said...

2009 foi um ano do catano...
(rimou e tudo! ehehhe)

Aconteceram muitas coisas, boas, más, altos, baixos, para aprender e crescer com elas.

Obrigada por estares presente :)

Só posso desejar um 2010 diferente! Para melhor. Muito, muito melhor!

Beijinhos e Boas Entradas no Ano Novo,

Z

Winya Wayna said...

Minha querida, escusado será dizer que me identifico muito com as tuas aprendizagens! espero sinceramente que consigamos manter estes ensinamentos frescos nas nossas mentes e que assim consigamos evitar certos e determinados episódios... Um feliz ano novo minha Nana! Que tudo te corra pelo melhor. Desejo-te tudo de bom que o mundo tem para dar!
Gosto muito de ti! muitos beijinhos