29 March 2007

A Bíblia em Lego

Ainda a recuperar da actividade na Serra da Estrela com os Exploradores de Linda-a-Velha, 72 e 92.
Tenho muitas coisas que gostava de registar por aqui mas terão de ficar para depois... no entanto dei de caras com este site engraçado e resolvi partilhá-lo desde já:

Biblia em Lego


Giro, não?
:o)

21 March 2007

Equinócio de Primavera

Hoje começa o Equinócio da Primavera... no hemisfério Norte, pois no Sul começa o do Outono...
Engraçado como metade da Terra anda ao contrário da outra...

Equinócio significa "noites iguais". Diz que nesta altura, bem como no Equinócio de Inverno - a começar em Setembro - as noites têm a mesma duração que os dias...

No trabalho recebi um presente de início de Primavera de um fornecedor. Caiu-me tão bem pah! E nem era nada de especial! Mas talvez tenha caído bem porque não estava à espera.
É um daqueles óculos para refrescar o trombil. Aqueles que se metem no frigorifico e depois se coloca na fronha fresquinho!

Mas os dias ainda andam frios e poucos dados a estes refrescos. Mas enfim, pretty soon começam os passarinhos a cantar e as flores a desabrochar e os casalinhos a passear de mão dada ao sol... ai ai...

Feliz Primavera!! :op

"Elefantopardo"

O conceito é simples:

Coisas que se tornam pesadas não têm que necessariamente perder a agilidade...

Daí a fusão criada... um elefante [= pesado] com a velocidade e agilidade de um leopardo (ou 4 ou 5) [ = rapidez].

O resultado dá uma coisa assim deste género:
Não é uma fofura??!

"J'ai perdu la tête!" ou "Je suis tombée amoureuse!"

Apaixonei-me e perdi a cabeça... e que bem que sabem estes miminhos que fazemos a nós mesmos de quando em vez... não é?



Hum...?

20 March 2007

Carências...

Eu sabia que o abandono e as carências afectivas iam desencadear em mim a vontade de fazer uma qualquer loucura... :op

19 March 2007

No dia 15 de Março

Dia 15 de Março - já lá vão uns dias - foi o dia em que estive com o nosso Alpinista mais conhecido.
A convite da empresa onde trabalho, o João Garcia veio fazer uma breve apresentação que focou sobretudo o tema do desafio e do aproveitar das oportunidades...
Levei o meu livro, o primeiro que ele escreveu - A Mais Alta Solidão - que me foi oferecido pelo Vaxkito e no qual guardo uma dedicatória lindíssima que ele escreveu logo na primeira página.
O João foi simpático e até pareceu ter ficado contente com o meu pedido e escreveu uma dedicatória muito simpática.
Perguntou-me se gostei do livro e eu expliquei-lhe que sim, que o tinha lido quando mo ofereceram e novamente há pouco tempo e que gostei mais desta última vez. Expliquei-lhe que deve ter sido porque agora já estou um pouco mais crescida... ele riu-se e desatou a explicar-me a teoria dele sobre reparar em pormenores quando se lê um livro pela segunda vez, que por vezes passam quando o lemos pela primeira...
Ele fala bastante... eu pensava que ele era mais do tipo calado hehe
Depois assinou-me o livro novo que íamos oferecer no evento mas que claro que abarbatei logo um para mim... (e outro para ti claro...)
Pedi-lhe que escrevesse Nana e não Ana Afonso' e a partir daí só me chamou Nana... hehe isso foi estranho pois apenas amigos e familiares me tratam por nana.
E no meio da conversa e das assinaturas falei-lhe do projecto do 626, do qual ele estava recordado a propósito de um contacto que teve recentemente nesse sentido... mas infelizmente nesta altura e quando ele vai para as expedições. Na data do evento do 626, o João está de partida para o Nepal e por isso não poderá ir. Falou-me das pessoas que ele achava que o poderiam substituir e não falámos mais desse assunto.
Falámos de outros!
Desde o estado das estradas em Portugal, à presença de mulheres em expedições de alta montanha - e aqui fartei-me de ouvir aquelas piadinhas machistas que o pessoal macho adora contar, tipo para dar liberdade a uma mulher aumenta-se-lhe a cozinha, etc., etc. - ao vegetarianismo, ao passado escutista, à Serra da Estrela, aos computadores... falámos e rimos um bocadinho de várias coisas. Gostei bastante de o conhecer.
Apenas lhe tirei uma foto e feita parva nem sequer foi comigo!

17 March 2007

Parabens! Esta semana e um dos nossos premiados #2

Caro jogador,

Parabéns!

A sua aposta n.º 892107586011 relativa ao Concurso n.º 11/2007 no(a) Euromilhões foi premiada!

yu-uhhh!!
4 euros transformados em 20!
Bom... como disse da outra vez... cá vai dando para o gasto...

08 March 2007

8 de Março de 1857 - o porquê

"No Dia 8 de março de 1857 [curiosamente é o ano do nascimento de BP... mas isto foi só um aparte], operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num acto totalmente desumano.

Apenas no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Só no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objectivo da Data
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objectivo é discutir o papel da mulher na sociedade actual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, excesso de carga horária e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história."

Feliz dia das Gajas

"Porque é que não há um dia do homem?" - É o que perguntam eles todos chateados.

Não lhes chega terem tudo muito mais simplificado a vários níveis, ainda ficam ciúmentos por haver um dia da Mulher... UM!
Em 365 dias... umzinho... Se só um é identificado como Dia da Mulher, quase que arrisco a perguntar aos miúdos invejosos - de quem achas que são os outros dias todos, hum?

Sim, tudo mais simplificado...!
Têm empregos melhores, mais fixos e mais facilmente; são mais fortes; na adolescência têm mais liberdade pois os progenitores não se preocupam tanto com as hipóteses de chegarem grávidos a casa; conseguem ganhar mais e evoluem na carreira mais rapidamente (no geral - claro que há excepções - Graças a Deus) e sem correrem riscos de ser alvo de más línguas que insinuam que "subiram na horizontal"; comem que nem alarves, não engordam com tanta facilidade e depois ainda perdem peso mais rápido (alguns não, vá...); dizerem asneiras dá-lhes um certo estilo ou então passa como se nada fosse... se uma mulher diz um palavrão é logo olhada de lado; não têm que lidar com o período menstrual, cólicas, dores e náuseas mensais (pelo menos não com os deles...); não têm enjôos de gravidez, dores de parto, depressões pós-parto e o corpo deles não fica todo alterado depois de darem à luz; chamar-lhes "puto" não é nenhuma ofensa e ainda por cima disto tudo têm mecanismos físicos para fazer xixi em qualquer sítio porque nem sequer têm que se agachar!

Enfim... o mundo é deles mas não lhes chega. :op

Aqui fica o poema do Neruda que anda por aí a circular hoje mais que nunca.
Não concordo com tudo o que diz mas não deixa de ser sentimentalinho e "querido"!

Elas sorriem quando querem gritar.
Elas cantam quando querem chorar.
Elas choram quando estão felizes.
E riem quando estão nervosas.

Elas lutam por aquilo em que acreditam.
Elas levantam-se contra a injustiça.
Elas não aceitam um "não" como resposta
quando acreditam que existe melhor solução.

Elas andam sem sapatos novos
para que os seus filhos os possam ter.
Elas vão ao médico com uma amiga assustada.
Elas amam incondicionalmente.

Elas choram quando os seus filhos adoecem
e alegram-se quando os seus filhos ganham prémios.
Elas ficam contentes ao falarem de um aniversário
ou de um novo casamento.
Pablo Neruda

01 March 2007

Hoje falei com o João


Estava eu aqui no Lagoas a terminar de almoçar quando vejo o João Garcia a entrar na dependência do Millennium.
Andávamos há uns dias aqui no departamento a ver se conseguiamos contactá-lo para vir falar num dos nossos eventos... difícil de encontrar o jovem alpinista!
Eu e a N resolvemos fazer-lhe uma espera e quando ele saiu falei com ele. Segundo a N, o que eu fiz foi dar uma de MC... Parece que falei muito depressa, mas não foi por estar nervosa nem nada. Nem me apercebi disso até porque ele entendeu tudo o que eu disse. Eu não queria era dar-lhe seca nem tirar-lhe muito tempo.
Simpático, calmo, muito acessível. Mostrou-se aberto a participar connosco no tal evento... não consegui falar do projecto do 626... mas certamente conseguirei falar disso com ele, mais calmamente, no próximo dia 15!!
So, cross your fingers!!

Parabéns!!

Parabéns amiguinho por mais um rebento teu que vem ao mundo. :o)

Que cresça bem e que seja muito feliz!