19 May 2011

Mummy, where do old space shuttles go?

Num momento de pausa (sim! que isto não é uma sweat shop... há uns que vão fumar ou beber café, outros há que se entretêm com outras coisas... :o)) resolvi ouvir uma TED talk para a qual escolhi o tema da 'motivação' (é sempre útil ouvir o que os outros têm a dizer sobre e as mézinhas para a chamar quando anda meio fugida...).

Mas a certa altura vi algures um link onde dizia que podiamos ver naquele instante em directo, alguns membros da tripulação da Endeavour a responder a perguntas feitas online.
Acabei por clicar no link e estive a ouvir e a espreitar de vez em quando estes senhores:


Foi engraçado vê-los sem gravidade a responder a perguntas, entre as quais uma dirigida ao astronauta Mark Kelly, cuja mulher - Gabrielle Giffords - uma congressista que não escapou a uma bala mas sobreviveu a um atentado, no qual foi baleada na cabeça, em Janeiro (no Tucson), será hoje submetida a uma operação ao cérebro após uma craniotomia (que deu ao seu cérebro a possibilidade de inchar - devido ao ferimento da bala - sem criar uma pressão dentro do craneo que lhe seria mortal) incrível! Anyway, Kelly estava calmo e confiante e mostrou até a aliança da esposa que traz consigo ao pescoço.

Engraçado pensar nestas vidas, tão diferentes da minha. E depois vi que uma senhora viu e registou o lançamento da Endeavour de um avião (depois twittou isto e de repente virou quase celebridade)
E ao ler mais sobre a Endeavour percebi que está à beira da "reforma". Tal como a Discovery, que fez a sua última missão em Março deste ano, esta nave espacial vai deixar de estar operacional.

E surgiu-me a pergunta... O que fazem com estes enormes "veículos" do espaço?

Parece que a Nasa andou a indagar o que poderia ser feito com estas "belezas" quando se coneçou a pensar que era a hora de as tirar de "circulação". A verdade é que de facto, são grandiosas demais para ornamentos de jardim... pelo que rapidamente se chegou à conclusão de que a melhor solução é mesmo expôr em museus. Quando for grande e for aos EUA... hei-de visitar uma.



1 comment:

Gelo said...

se fores ao museo da ciência em Londres podes ver um satélite e um modelo de alunagem (salvo erro) ... já não é mau e fica mais perto
bjs